O coração é um dos órgãos mais merecedores de atenção e cuidados em nosso corpo, e resguardá-lo é manter saudáveis também outras partes do organismo. O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7,6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras.
A hipertensão arterial e obesidade são consideradas duas das maiores vilãs da saúde do coração. Segundo dados do Ministério, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e há outros 12 milhões de brasileiros que ainda não sabem que possuem a doença no Brasil. Quando não controlada, a pressão arterial causa lesões na artéria aorta e provoca a sobrecarga do coração, que fica com o músculo mais rígido, aumenta de tamanho e fica inchado
Por isso, manter hábitos saudáveis é fundamental para blindar o coração. A seguir, confira algumas dicas para proteger seu coração:
  1. Combata o estresse
  2. Prefira os óleos vegetais
  3. Reduza o consumo de carnes
  4. Modere no açúcar
  5. Insira mais vegetais no cardápio
  6. Invista na vitamina D
  7. Exponha-se ao sol
  8. enha um sono reparador
  9. Ouça música
  10. Maneire no sal
  11. Use fio dental na higienização bocal
  12. Adote a dieta Mediterrânea
Dieta mediterrânea
A dieta típica da região banhada pelo Mar Mediterrâneo , ela é conhecida por seus benefícios ao coração. Os principais participantes dos pratos são as gorduras protetoras, que agem contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares , diz a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. Ela aumenta o nível de colesterol bom (HDL) e diminuir as taxas do colesterol ruim (LDL) do sangue, além de evitar a obstrução das artérias.
Dentre as principais características dessa dieta, estão o baixo consumo de carne vermelha, a ingestão de frutas, cereais e nozes, o alto consumo de peixes, o consumo moderado de vinho e o azeite de oliva como fonte de gordura saudável. Além disso, os peixes contêm ômega 3, reconhecido como um nutriente cardioprotetor, isto é, beneficia a saúde cardiovascular.
  • Saiba mais no imagem ilustrativa
Dicas - coracao