Fonoaudiologia

Fonoaudiologo

Fonoaudilogia Avaliação e Tratamento. Quando procurar um Fonoaudiólogo?

O profissional de fonoaudiologia é o fonoaudiólogo ou fonoaudióloga e entre as suas competências estão a prevenção, intervenção e reabilitação de alterações de linguagem oral e escrita, audição, fluência, voz e motricidade orofacial.

A comunicação é fundamental para as relações humanas, seja ela verbal ou não verbal; oral, escrita ou por sinais. A humanidade somente existe pelo desenvolvimento de linguagens que permitem um indivíduo se comunicar com outros. Para isso, utilizamos diversas linguagens, e as principais delas são a fala e a escrita. Desse modo, quaisquer alterações nos órgãos da fala e audição podem trazer problemas de desenvolvimento e aprendizagem. Por isso muitas vezes é necessário procurar um fonoaudiólogo.

A fonoaudiologia clínica age para melhorar, facilitar ou permitir a comunicação, atuando na prevenção, na avaliação e na correção de problemas de fala e/ou audição. Aperfeiçoando e adequando a comunicação de acordo com as necessidades pessoais ou profissionais de cada paciente.