DIU ou IMPLANTE Contraceptivo

DIU ou IMPLANTE Contraceptivo

Conheça os existentes mais comuns no momento.

DIU Mirena é um dispositivo que é inserido na cavidade do últero. Dispositivo, que tem o formato da letra T.

Em geral a inserção do DIU de Cobre(Dispositivo Intrauterino) é bem tolerada pela maioria das mulheres.

O que é Implanon? O Implante Contraceptivo Subdérmico é um dispositivo anticoncepcional. Sua ação dura por até 3 anos, sendo fácil de inserir e de remover. Sua eficácia é garantida e maior que a ligadura das trompas uterinas, que o dispositivo intrauterino (DIU) e o anticoncepcional ral (O que é o anticoncepcional ral: O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é comprimido que contém uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o dispositivo intrauterino (DIU) um dos contraceptivos reversíveis – aqueles que não afetam a fertilidade – ,um dos métodos mais seguro e eficaz da atualidade. Ao contrário do resto do mundo, onde o DIU é um dos métodos anticoncepcionais mais utilizados, no Brasil ele é procurado por apenas 5% das mulheres.

Com sua alta taxa de sucesso, seu baixo índice de efeitos colaterais e seu preço mais baixo do que outros métodos – levando em conta que sua eficácia dura 5 ou 10 anos – muitas pesquisas tentam entender porque o método é tão impopular por aqui. Curiosamente, todas essas pesquisas estão chegando à mesma conclusão: a única barreira é o desconhecimento em relação aos seus reais benefícios.

Mesmo que muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre o DIU, a maioria desconhece suas principais vantagens ou ainda acredita em alguns mitos difundidos sobre esse método.

O resultado é que muitas pacientes chegam aos consultórios com as mais diversas dúvidas: quais são os tipos de DIU, como eles funcionam, quando eles podem ser usados e o que é necessário fazer caso queira utilizá-lo.

Como acreditamos que a informação é a melhor forma de cuidar da saúde, neste artigo você confere o que precisa saber sobre DIU.

O que é o DIU?

O DIU é um pequeno dispositivo intrauterino, que é inserido dentro do útero e age dificultando a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. O método passou pelas mais diversas alterações e, em 1962, teve a sua primeira versão clinicamente aceita – conhecida como Alça de Lippes. De lá para cá, o DIU continuou em constante evolução, e os modelos disponíveis hoje guardam poucas semelhanças com aqueles utilizados na década de 70.

Quem pode usar o DIU?

Ao contrário do que muitos acreditam, a maioria das mulheres pode usar o DIU: mesmo as adolescente e aquelas que não tiveram filhos. Além disso, este método é recomendados para mulheres lactantes, já que ele não interfere no aleitamento.

Por reduzir o fluxo menstrual, o SIU também é indicado para:
  • Mulheres com endometriose
  • Mulheres com dismenorréia (fluxo menstrual forte e doloroso)
  • Distúrbios da menstruação
  • Disfunções Aquelas que sofrem muito com as cólicas menstruais

Comments are closed.