Clínica Médica

Médico Clínica Médica

Também conhecido como “Clinico Geral”, você já reparou que na maioria das vezes que precisou ser atendido em uma consulta de urgência, foi recebido por um clínico geral? Isso acontece porque o médico com essa formação tem um conhecimento mais amplo sobre o corpo humano e está apto para tratar doenças diversas, que não necessitem de um acompanhamento exclusivo.

Diferente do que muitos podem supor o clínico geral também é um médico com especialização. Neste caso, porém, ao invés de se qualificar para o tratamento de apenas uma parte específica do corpo, este profissional se especializou em clínica geral ou medicina interna, como também é conhecida.

Mais eficiência

O objetivo dos pacientes, quando procuram por uma consulta médica, é resolver algum problema imediato ou se prevenir de possíveis doenças. Nos dois casos, o clínico geral é o profissional mais indicado. Isto porque, com exceção de doenças ginecológicas, obstétricas e cirúrgicas, qualquer outra pode ser direcionada de maneira mais eficiente pelo clínico. Ele é o profissional apto a diagnosticar a doença, o tratamento ou a especialidade médica mais adequada para cada caso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, entre 70% e 80% das consultas com especialistas poderiam ser evitadas, caso a primeira visita fosse a um clínico geral. Além disso, ao procurar por um especialista por conta própria, sem a orientação de um clínico, o paciente corre o risco de passar por uma série de consultas desnecessárias e prolongar ainda mais o período até o tratamento.

Menos gastos

A conta é simples: quanto mais consultas e exames forem necessários para o diagnóstico, mais você gasta. Ainda que você coloque os gastos com saúde no topo das prioridades, como é o mais indicado a se fazer, economizar é sempre bom, certo? Por isso, ao procurar por um clínico geral e receber as orientações apropriadas, você economiza tempo e dinheiro. Pois, em grande parte dos casos, apenas a consulta com o clínico é suficiente para obter o tratamento necessário.

Histórico médico confiável

Ter um médico de confiança, que conheça seu histórico e que saiba orientá-lo em diferentes situações é uma comodidade e tanto. Por ter uma atuação mais abrangente que outros especialistas, muitos clínicos acabam se tornando “médicos da família”, acompanhando seus pacientes ao longo de toda a vida e se transformando praticamente uma herança, passada de geração em geração.

Acompanhando os pacientes por longos períodos e conhecendo mais profundamente o histórico, os médicos dessa especialidade estão aptos a orientar de forma ainda mais precisa. Pois, consideram não apenas a condição física do indivíduo, mas também a psicológica, social e familiar, fatores importantes para um diagnóstico eficaz.

Redução de riscos do auto diagnóstico

Já dizia o ditado: “De médico e louco, todo mundo tem um pouco.” Com o Dr. Google ao alcance das mãos então, nem se fala. Com o acesso a internet cada vez mais facilitado, muitas pessoas têm a falsa impressão de que qualquer resposta pode ser encontrada a alguns cliques de distância. Não há dúvidas de que há muita informação relevante na rede, porém, nem tudo é confiável e nem tudo pode ser resolvido através da tela. Uma consulta médica não pode ser substituída pelo Dr. Google.

O auto diagnóstico, geralmente, implica em outro ato extremamente prejudicial a saúde: a automedicação. A consulta a um clínico geral, por outro lado, reduz as chances de um diagnóstico incorreto e aumenta as possibilidades de um tratamento eficiente e apropriado.

Cuidado preventivo

Um paciente que faz visitas periódicas a um clínico geral tem mais possibilidade de descobrir precocemente a ocorrência de alguma doença. Isto porque, o médico pode orientá-lo sobre os exames de check-up adequados a sua faixa etária e condição de saúde, além de analisar possíveis doenças crônicas, baseado em seu histórico familiar e médico.

Com a visita periódica, o clínico também pode identificar eventuais situações de risco, como obesidade e sedentarismo, e orientar o paciente sobre a melhor maneira de lidar com estes fatores para evitar problemas futuros.

Entendeu porque deve procurar por um clínico geral, antes de outros especialistas?

Comments are closed.